17 anos de AMME: Pacificadores

Capacitando

Essa semana marca o aniversário de 17 anos da AMME evangelizar. Por isso estamos fazendo uma série de posts que contam um pouco sobre a história da agência missionária. Após falarmos dos primeiros anos e da parceria com a agência internacional OneHope, no artigo de hoje falaremos sobre a escola de liderança voltada para adolescentes e jovens chamada Pacificadores.

A primeira edição do Pacificadores aconteceu em 2006, na cidade de Cabo Frio – RJ, e foi realizada em parceria com o Ministério de Impacto da Jocum de Contagem, sob a liderança dos missionários Pedro e Regiane. O intuito da escola de liderança nos primeiros anos foi proporcionar uma experiência real de evangelização aos missionários.

“Em 2005, com o crescimento do ministério, sentimos que nossos missionários estavam tão envolvidos com a logística do alcance anual de milhões de pessoas que se distanciavam da ação efetiva. Então começamos a pensar em dedicar um período significativo do ano para estarmos todos no front, em contato com nosso público, tanto com a igreja evangelizadora como com as pessoas a serem evangelizadas. Naquele momento, pensamos que o formato de ‘cruzada evangelística’ seria o melhor para atingir nosso objetivo de prover nosso contínuo contato com a realidade”, afirma o pastor José Bernardo, presidente e fundador da AMME evangelizar.

Até 2010, todas as edições do Pacificadores ocorreram em conjunto com o Ministério de Impacto da Jocum de Contagem e as duas equipes dividiam o mesmo espaço e estrutura durante as duas semanas da escola.

“Nesses anos foi se construindo a identidade de Pacificadores, e o momento decisivo dessa construção foi a edição de 2010 em São Vicente – SP. Naquele ano o tema foi ‘liderança jovem’ e começamos a desenvolver o tema da importância de capacitarmos adolescentes e jovens para exercerem liderança no mundo em que vivem”, afirmou José Bernardo.

Devido a experiência em 2010, a ‘cara’ do Pacificadores mudou um pouco no ano seguinte, quando se percebeu que os adolescentes e jovens participantes do Pacificadores precisavam de uma base sólida de fé. Então, a partir de 2011, a AMME evangelizar passou a organizar sua escola de liderança de maneira independente.

“Nós percebemos que os adolescentes e jovens que participavam do Pacificadores precisavam de uma base sólida de fé. O que acontecia era o seguinte, eles voltavam para suas igrejas e não conseguiam reproduzir a vivência tiveram durante o Paci porque faltava uma formação no desenvolvimento de caráter e de santificação. Foi a partir daí que nós começamos a trabalhar com a escola no aspecto de formação, aí nós mudamos o rumo da escola em 2011. Nós demos um conteúdo voltado para a evangelização, mas com ênfase na capacitação do adolescente e do jovem para que ele pudesse ser luz no ambiente onde estivesse vivendo”, afirma o missionário Eduardo Carvalho.

Desde então, o Paci é realizado durante duas semanas no mês de janeiro e reúne adolescentes e jovens evangélicos entre 14 e 24 anos com potencial para liderança. Atualmente, depois de 12 anos, Pacificadores é uma escola vigorosa, com um enorme impacto espiritual na vida de seus alunos e muitos resultados para a glória de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *