AMME 21 anos – Do cesto da gávea | A visão

Geral

Um breve relato sobre a visão que levou à fundação da Agência Missionária de Mobilização Evangelística

No final dos anos 70, meus 15 anos de idade eram repletos do sonho missionário. Desde a conversão dos meus avós e a perseguição religiosa no Sertão Nordestino, passando pela experiência de pregar desde meus 7 anos de idade, a adolescência me encontrou sonhando em fundar uma missão para impulsionar a evangelização. Navegando nesse sonho, entrei no Seminário em 1981. Enquanto eu estudava, a Igreja Brasileira experimentava um crescimento exponencial, seguido, infelizmente, por uma crise cada vez maior de santidade, compromisso e transformação de vida.

Depois do Seminário, enquanto servia na igreja local e como pregador itinerante, fiz carreira na administração de marketing. Somente aos 30 anos senti-me compelido a me dedicar ao ministério pastoral. Essa dedicação, porém, foi em sentido inverso ao que acontecia na Igreja Brasileira. Em 1997, o crescimento extraordinário revelava prejuízos inaceitáveis. A fraqueza doutrinária, a secularização e o materialismo, a contaminação do humanismo e o descompromisso com a igreja, já se via por todos os lados. Então comecei a orar e jejuar sobre isso, com temor, tremor e muitas lágrimas.

Então, no dia 11 de agosto, enquanto eu orava em meu gabinete na igreja, senti-me profundamente comovido. Era como se eu ouvisse o Senhor me perguntar se eu iria ficar apenas clamando ou me disporia a agir. Eu me humilhei profundamente. Fui tomado por um sentimento de impotência e fraqueza diante do grande desafio de trabalhar por um avivamento da Palavra e da prática. Depois senti um forte desejo de estudar a Segunda Carta de Paulo a Timóteo e a li várias vezes naquela tarde. O que encontrei é que o apóstolo aos gentios, ao final de seu ministério, via a mesma situação problemática na Igreja de seu tempo, mas não estava desanimado: ele apresentou ao seu sucessor o retorno da Igreja à evangelização como a solução fundamental.

Então comecei a ver um ministério que pudesse ajudar as igrejas evangélicas brasileiras a cumprir sua missão bíblica de evangelizar todo o mundo. No final de julho de 1999, dois anos depois daquela tarde, escrevi: meu propósito é a formação de uma comunidade missionária voltada para a evangelização do mundo através da Internet. Nos dias seguintes Deus proveu mudanças drásticas, deu-me novos contatos e abriu portas como eu não poderia imaginar, até que na passagem do ano estávamos trabalhando na visão de Deus para a AMME. No final do primeiro trimestre os primeiros missionários começaram a chegar e, no dia 10 de agosto, 3 anos depois da visão, realizamos a reunião da assembleia de fundação da AMME.

Aquela tarde do inverno de 1997 foi um ponto de virada. Não posso dizer que terminamos o trabalho, mas fomos fiéis à visão de Deus para nós. Mais de 50.000 igrejas foram motivadas, treinadas, supridas e apoiadas por causa dessa visão e mais de 160.000.000 de pessoas ouviram o Evangelho. Nesses anos, vimos levantar um remanescente poderoso e perseverante que não se contamina com a idolatria desse século, também vimos erguer-se uma nova geração de jovens que são como Daniel e Ester, como Maria e João, e nos enchem de esperança pelo que o Senhor ainda fará. Olho para a frente, desde o pequeno cesto da gávea onde estou, e vejo que o Senhor ainda fará coisas maiores e melhores. É sob essa visão que nos animamos a continuar.

Autor: José Bernardo, fundador e presidente da AMME evangelizar.

2 thoughts on “AMME 21 anos – Do cesto da gávea | A visão

  1. Glória a Deus! A Igreja precisa mesmo deste despertamento para a evangelização. Ganhar almas para Jesus Cristo.

    1. Também glorificamos ao Senhor por isso! Que Deus continue nos usando para ajudar as igrejas evangélicas brasileiras a cumprirem sua missão bíblica de evangelizar todo o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *