Levante esta bandeira!

Motivando

Para: Igrejas e agências missionárias evangélicas brasileiras
De: José Bernardo, AMME Evangelizar
Assunto: Uma bandeira para missões

Saudações em Cristo

Uma bandeira é um símbolo com grande capacidade didática. A presença constante e a identificação pessoal fazem com que os conceitos nela representados sejam assimilados de modo intenso e duradouro. A inserção cultural da bandeira também faz com que tais conceitos se tornem comuns – é um elemento de educação comunitária. Não é sem causa que o desenho e a análise das bandeiras formam um próspero campo de estudo.

Pensando assim, desejo propôr uma bandeira para missões que represente a Grande Comissão que recebemos de Cristo para evangelizar todo mundo. Uma bandeira para todo o cristianismo bíblico.

  • Justificativa: Há muitas figuras que poderiam representar a obra missionária, mas a “água da vida” é, sem dúvida, uma das preferidas de Jesus. “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” Jo 7:37,38. Bem conectada às palavras de Jesus é a visão profética de Ezequiel que anunciava um tempo como esse, falando de um rio que saía do Templo e que, sem receber qualquer outro afluente, se tornava mais e mais caudaloso, curando tudo por onde passava, favorecendo a pesca e o crescimento de árvores frutíferas. É daquela passagem a frase que bem pode resumir o significado da bandeira sugerida e lhe servir de divisa: “Onde o rio fluir tudo viverá” Ez 47:9. Beber da água da vida que é o Evangelho e se tornar uma fonte, fazendo fluir um rio de água que dá vida a outros, que também engrossam as correntes desse rio – esta é uma completa descrição da obra que estamos realizando ao cumprir nossa missão de evangelizar.
  • Descrição: Uma bandeira deve ser simples, facilmente reconhecida e reproduzida. 1) Dimensões – 14 módulos de largura (altura) e 20 módulos de comprimento; 2) Desenho – verde com três listas onduladas largas amarelas; 3) Especificações – as listas ocupam os oito módulos centrais da altura, e formam um desenho infinito (os dois lados se completam). O verde representa vida, o amarelo representa valor, as listas onduladas representam o rio, o número três das listas representam o tríplice compromisso do cristão com a obra missionária: intercessão, doação e evangelização.

Casa da Palavra, 31 de outubro de 2008.

José Bernardo
AMME Evangelizar

Tagged

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *