A asfixia da fé – A desistência do confronto e a diminuição da fé

Geral

Uma característica da Geração Z, é viver em cidades grandes, em ambientes multiculturais, onde a convivência exige o alto preço da tolerância. Também, como nativos digitais, adolescentes e jovens ocultam a si mesmos atrás de perfis simpáticos nas redes sociais. Evitar o conflito é a primeira regra da boa convivência com o mundo, e nossos adolescentes e jovens se tornam mestres nisso. A doutrinação nas escolas ainda os pressiona mais, são ameaçados com a criminalização das opiniões divergentes, insistentemente ensinados a aceitar e apoiar comportamentos que deveriam rejeitar, e estimulados a posicionar-se contra as convicções que receberam de seus pais.

É nesse esforço pela convivência com o mundo em que vivem que a fé se reduz ao mínimo. É necessário abafar aquilo que se crê ao ponto de a fé não mais interferir no comportamento, causando divergência e conflito. Sufocada, a fé morre, como também o envolvimento com as Escrituras e o compromisso com a Igreja. Os que permanecem nos cultos por qualquer razão, não estão verdadeiramente ligados ao Corpo de Cristo na unidade do Espírito, não têm o vínculo de ‘uma só fé’ (Ef 4:3, 5). “Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” Lc 18:8.

Essa asfixia da fé pela tolerância para a boa convivência é uma das razões pelas quais a escatologia e a eternidade estão tão distantes do cotidiano de nossos adolescentes e jovens. No encontro da Consciência Cristã Jovem o rev. David Goundry e eu queremos discutir a construção da fé na pós modernidade com jovens interessados na liderança, seus líderes e pastores. Nosso tema será ‘O retorno do Rei para a geração Z’. Vamos explorar a perspectiva pós-moderna da escatologia bíblica. Nosso encontro será em fevereiro, de 22 a 25, em Campina Grande – PB. Estaremos juntos nas tardes do 22º Encontro para a Consciência Cristã. Participe!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *