Teologia fora de hora

Geral

Adolescentes e jovens que evangelizamos ou pastoreamos são pós-modernos, mas nossa fé é modernista. Diante dessa disparidade a Igreja reage, não compreendendo e interpretando o ambiente em que está, mas reafirmando a fé renascentista. Convencidos de que sua fé modernista é a fé bíblica, os crentes não percebem que é anacrônica no método, no objeto e na ação. Oferece raciocínios lógicos, sistêmicos, quando seu público depende de sensações; continua atacando a desgraça romanista quando o inimigo é o humanismo; e trabalha por um reino deste mundo quando o Reino de Jesus não é desse mundo (Jo 18:36). Não há esperança.

A miopia da igreja é um dos fatores responsáveis pelo desvio de seus adolescentes e jovens e incapacidade de comunicar o Evangelho aos que nasceram fora. O problema é mascarado por movimentos de igreja emergente em que muda-se apenas a embalagem, ou ainda pior, desconstrói-se elementos essenciais sem uma proposta clara de reconstrução.  A idolatria do método, objeto e ação não são a resposta para adolescentes e jovens na pós-modernidade. É necessária uma nova Reforma e, embora as mudanças sejam muito tímidas, os pregadores que ainda atraem os jovens são aqueles que dessacralizam a modernidade e avançam para a realidade.

Sei que o discurso por uma nova Reforma não é original. Muitos crentes perceberam essa necessidade e clamam por isso. O problema é quem, como e quando se fará isso. É um tema urgente, principalmente quando pensamos em ‘O Retorno do Rei’, tema do 22º Encontro para a Consciência Cristã. A escatologia toca profundamente o frágil equilíbrio da Igreja entre eras. É por isso que o rev. David Goundry e eu queremos tratar desse assunto com pastores e líderes de adolescentes e jovens, bem como com jovens interessados em liderança. Nossos encontros serão nas tardes do Consciência Cristã, de 22 a 25 de fevereiro, em Campina Grande – PB. Participe!

Por José Bernardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *