Os nativos digitais

Geral

A sociologia estuda as gerações e o que as define. Nascidos entre meados da última década do século 21 até o meio da primeira década do novo milênio, a geração que hoje começa ou termina sua juventude é caracterizada por ter nascido dentro da Web e se comunicar principalmente por vídeos, voz e usar smartphones. No Brasil, o evento definidor foi o golpe pela hegemonia cultural promovido pelo Partido dos Trabalhadores. A nova geração viu o aparelhamento ideológico de suas escolas e sofreu todo o impacto das estratégias de desconstrução que levaram aquele partido ao poder e o mantiveram lá.

Ambos os eventos causaram um distúrbio na capacidade de pensar. Por exemplo, os jovens brasileiros têm baixíssima capacidade de compreensão e interpretação de textos, mas são os mais prontos a opinar. Podem não saber o que é, mas foram preparados para dar uma opinião que acreditam ser própria, inteligente e atualizada. Quando pensamos que a fé cristã se constrói pelo conhecimento da Palavra de Deus escrita, a incapacidade de ler da terceira oralidade é um obstáculo difícil de transpor. Os jovens evangélicos têm opiniões teológicas que parecem firmes, mas são como casas construídas sobre a areia, sem resistência a tempestades.

Sobre isso, Jesus disse: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” Mt 22:29. Aquela geração, como essa, não compreendia e nem interpretava as Escrituras corretamente, por isso eram ignorantes quanto à eternidade. A solução para uma geração que só pode se salvar tendo sabedoria pelo conhecimento das Sagradas Letras (2Tm 3:15), é o que o rev. David Goundry e eu queremos procurar com jovens dispostos à liderança, seus líderes e pastores na próxima edição do Consciência Cristã Jovem. Nosso encontro acontecerá durante o Encontro para a Consciência Cristã, de 22 a 25 de fevereiro, das 14:30 às 16:30. Participe.

 

Texto de José Bernardo, para a Série “A Geração Z e o retorno do Rei”

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *